segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

ESTÁGIO de RUGBY




Este fim-de-semana, realizou-se um Estágio de COESÃO e TRABALHO em EQUIPA, na Escola de Tropas Paraquedistas (ETP), em Tancos.
Após partirmos da Tapada, sexta por volta das 21 horas e sem saber o destino de tal Estágio, e após vários sussurros por parte dos jogadores, lá chegamos ao destino do nosso Estágio que até então era surpresa!
Mal chegámos à ETP fomos bem recebidos pela Ten. Mendes que dividiu a equipa em duas patrulhas e posteriormente em 5 equipas e seguidamente encaminhou-nos para a caserna onde íamos dormir, e preparou-nos logo para a primeira tarefa. Esta consistiu em em ultrapassar vários obstáculos em equipa dentro de uma piscina.
No dia seguinte, logo pelas 6h30min e com temperaturas ainda negativas em tal região, realizamos uma corrida, mais uma vez por equipas. Esta corrida era realizada com uma mochila militar de 10kg ao longo de 2.4 km e em estafetas, na pista de aviação pertencente à Brigada de Reacção Rápida dos Para-quedistas.
Logo de seguida,foi tomado o pequeno almoço e procedeu-se a um enorme esforço físico. Realizamos as tão famosas Calistenias ao comando dos nossos sargentos para-quedistas, que literalmente nos fizeram puxar pelo cabedal (estas calistenias são efectuadas no curso de Para-quedista, todos os dias e durante as varias semanas em que são soldados). Estas calistenias obrigara-nos a desgastar fisicamente e aprender que o estado psicológico tem que se sobrepor ao estado físico. Após de duas horas seguidas de instrução militar e calistenias, realizamos a Pista de Cordas, que consiste em vários obstáculos basicamente com cordas que tem que se transpor em equipa. Após as calistenias em que se trabalha todos os grupos musculares, a pista de cordas é feita basicamente à custa dos braços.
Seguidamente fomos almoçar e tivemos uma breve apresentação de um para-quedista devidamente equipado para saltar, e posteriormente fomos ver o jogo da Selecção de todos nós, frente à poderosa Geórgia.
Antes do jantar ainda tivemos duas horas de treino intensivo de ju jistsu.
Jantámos, visitámos o museu dos para-quedistas e fomos informados que teríamos uma enorme tarefa que nem todos iriam conseguir ultrapassar. Forçaram-nos a desistir porque ia ser uma prova tremendamente difícil. Ninguém desistiu. Conseguimos com sacrifício, entre-ajuda e sentido de camaradagem ultrapassar a árdua tarefa. Esta tarefa consistia num caminho de 400metros, no mato, cada uma das 5 equipas ultrapassar todos os obstáculos presentes durante o caminho no mato (como rios,cães, que para alguns eram lobos e outros ursos, tiros,árvores, silvas,etc..) com um toro de 80kg ao ombro, sem que este toque no chão, era a prova dos para-quedistas do Curso de Combate. No final da prova ainda teríamos que realizar uma breve luta de boxe entre os próprios elementos (houve quem não percebesse e começou a disparar golpes directos em alguns para-quedistas!!).
Finalmente tivemos os devidos descanso às 2 da manha, após este dia longo.
No dia seguinte, novamente as 6h30min voltamos a realizar a corrida matinal na pista de aviação, mas desta vez as 5equipas uniram-se e realizaram o percurso todas juntas e com camaradagem. (O estagio estava a dar bons resultados). Seguidamente realizamos outra prova de tremenda dificuldade, com graus negativos, e de tronco nu, tivemos a sessão de Toros, mas que teve que terminar mais cedo devido às condições climatéricas adversas.
Na penúltima tarefa, esta consistia em simular a saída de um para-quedista no C-130. Todos a realizamos mais uma vez!
Na ultima, prova, e após o grande desgaste físico e psicológico, ultrapassámos a tão famosa Pista Vermelha, que consiste em diversos obstáculos (como o salta da janela, paliçada, a corda suspensa, túneis, salto do galho,etc..) em que após apresentarmos algum receio e medo de ultrapassar os obstáculos, alguns de grande dificuldade, ultrapassámos, mais uma vez, TODOS!
Este foi a nossa ultima tarefa e conseguimos cumprir o lema dos para-quedistas: "QUE NUNCA POR VENCIDOS SE CONHEÇAM"

Em nome de toda a equipa de Agronomia sub-21, quero agradecer a todos os militares Paraquedistas que nos deram instrução e à Ten Mendes que nos orientou em toda a nossa estadia na E.T.P

Para finalizar, penso que nenhuma das 5 equipas (Alfa, Bravo, Charlie, Delta e Eco) venceu, penso que quem venceu foi a AGRONOMIA XXI!

Parabéns a todos!!

"Um, dois, vamos a eles...
um, dois, três, quatro!"

6 comentários:

Agronomia Rugby disse...

o curso repete comigo:

-o suor poupa o sangue!
-instrução dura, combate fácil
-so vence quem acredita na vitória

Anónimo disse...

21! o que é que você está a fazer 21?!!

Sónia Mendes disse...

meninos!
Como prometido, cá vim eu espreitar o vosso blog..E qual não foi a minha surpresa quando vi o meu nome lá referido..?? Até corei!
Vou ser sincera, quando me perguntaram se queria ficar na unidade para vos acompanhar, confesso que não disse logo que sim..Pensei logo "hum..cá para mim vem aí um grupo de meninos da mamã e do papá, mimados, insuportáveis..e eu não vou ter paciência nenhuma para os aturar!!Se calhar é melhor não aceitar..fim-de-semana grande e eu fico cá??"..Mas depois acabei por decidir ficar..e AINDA BEM que o fiz!
Como vos disse, não é a primeira vez que acompanho um grupo que visita a unidade..mas foi a primeira vez, sim, que me diverti imenso e me surpreendi muito com a vossa postura, mais ainda sendo vocês um grupo de rapazes novos..
Tenho plena consciência da dureza que enfrentaram, mas também tenho a certeza de que vocês cresceram muito com o sofrimento que passaram.
Sei, como vos disse na despedida, que, ao saírem da Escola de Tropas Pára-quedistas, eram, são e serão um grupo muito mais unido do que quando vos recebi na 6ª..
Espero que, apesar de todas as dores que tiveram e de todo o frio que passaram, tenham gostado..e tenha servido (tenho a certeza que sim) para o vosso crescimento como HOMENS, como DESPORTISTAS, como EQUIPA!
Estou à vossa inteira disposição..quando lá quiserem voltar..é só avisarem!
Adorei trabalhar convosco..
Obrigada por tudo!
Grande beijinho para todos..Dirigentes e equipa..

UM, DOIS, TRÊS, AGRO!!

:)
Sónia Mendes

Anónimo disse...

salvas poe ai umas fotografias

Anónimo disse...

UM!
DOIS!
HOUTCH!
HO!
HATCH!
SEIS!
OOCH!

Mestre jiujitsu

Anónimo disse...

quem é que daqui está a cagar à pistola?
- eu na semana passada tive...